Voltar para ub.edu.br |

Universidade Brasil participa do CBN na Rede

Compartilhe essa notícia

A reitora da Universidade Brasil (UB), Bárbara Costa, participou do programa CBN na Rede, da rádio CBN Vale, que alcança São José dos Campos e todo o Vale do Paraíba, e falou do apoio da instituição ao programa TransplantAR Aviação Solidária, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA).

Bárbara reforçou o pilar de responsabilidade social da UB, demonstrando seu compromisso com a sociedade em apoio a projetos como esse, e falou da importância de experiências como essa para a formação de profissionais da área da saúde.

O incentivo à doação de órgãos no Brasil é importante porque ajuda a salvar vidas e enriquece a formação dos alunos, mostrando como é fundamental o trabalho em equipe e a cooperação para que um objetivo seja alcançado.

Em apoio ao TransplantAR, a UB cedeu aeronaves 8 vezes para o transporte gratuito de órgãos doados.

No início de abril, foi realizado um transporte de Araçatuba para São Paulo, possibilitando um transplante de coração. Em março, um fígado foi transportado entre Catanduva e São José dos Campos, cidade de realização do transplante. Em fevereiro, foram realizados dois transportes de órgãos com aeronaves cedidas pela instituição, possibilitando 2 transplantes de coração.

O presidente do IBA, Francisco Lyra, também participou do programa e trouxe mais informações sobre o TransplantAR e a doação de órgãos no Brasil.

Assista ao vídeo completo da entrevista aqui.

TransplantAR Aviação Solidária em números

O TransplantAR Aviação Solidária é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), e tem como objetivo garantir o transporte rápido e seguro de órgãos para transplante.

O programa atende pacientes prioritários da fila do Sistema Estadual de Transplantes de SP e, desde o início da parceria com a iniciativa privada, já salvou 36 vidas. Ao todo, foram 28 voos realizados para a captação e implante de órgãos, sendo:

– 24 corações (destes corações, 5 foram pediátricos (4 para SP e 1 para PR))

– 6 pulmões

– 4 fígados

– 1 pâncreas

– 1 rim

– Total de 36 órgãos transplantados

Histórico da criação do TransplantAR

O programa nasceu quando o comandante e empresário Francisco de Assis Lyra, o cirurgião cardiovascular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor), Dr. Ronaldo Honorato, e outros empresários identificaram que aeronaves privadas ficavam de 80% a 90% do tempo estacionadas.

Sempre que há oferta de um órgão disponível, a Central Estadual de Transplantes do Estado de São Paulo, aciona o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), que mobiliza uma aeronave privada conforme disponibilidade.

O programa teve início em dezembro de 2023, com o apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O lançamento oficial foi feito pelo Governo do Estado de São Paulo em setembro de 2024.

O projeto também conta com o apoio de concessionárias, operadoras de aeroportos, distribuidoras de combustível, empresas de atendimento e catering, além de ser realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP).

Foi reconhecido no Prêmio Justiça e Saúde 2024, na categoria Empresas e Sociedade Organizada, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus). Para mais informações, acesse: https://www.transplantar.institutoaviacao.org/

Legenda/Créditos: Divulgação

Compartilhe essa notícia