Voltar para ub.edu.br |

Universidade Brasil lança campanha “Laço Branco” para mobilizar homens pelo fim da violência contra a mulher

Compartilhe essa notícia

A Universidade Brasil, por meio do curso de Direito, reafirma seu compromisso com a transformação social ao aderir à Campanha do Laço Branco, movimento internacional que convoca os homens a assumirem papel ativo na luta pelo fim da violência contra as mulheres.

A iniciativa integra as atividades dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das mais relevantes mobilizações globais em defesa dos direitos humanos. No Brasil, a campanha é respaldada pela Lei nº 11.489/2007, que institui o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Mais do que um gesto simbólico, a mobilização busca provocar reflexão e engajamento. Professores e acadêmicos do curso de Direito assumem protagonismo na sensibilização da comunidade universitária, promovendo diálogos, distribuindo laços brancos e materiais informativos, e reforçando o compromisso de jamais cometer atos violentos contra mulheres e não se calar diante dessa realidade.

“Cabe aos homens apoiar as mudanças na sociedade, assumindo seu papel na construção de uma cultura de paz e solidariedade. A Universidade Brasil reafirma seu compromisso com a formação cidadã e com a promoção da justiça social”, destaca o Coordenador do Curso de Direito da UB, Éder Junio da Silva.

A Campanha do Laço Branco surgiu em 1989, no Canadá, como reação ao Massacre de Montreal, quando 14 mulheres foram assassinadas em uma escola politécnica. Hoje, está presente em mais de 55 países e é considerada pela ONU a maior iniciativa mundial voltada ao engajamento masculino na prevenção da violência contra mulheres.

Legenda/Créditos: Divulgação

Compartilhe essa notícia