Universidade Brasil celebra Dia Nacional da Ciência com apoio a pesquisa
Compartilhe essa notícia
No dia 8 de julho é celebrado o Dia Nacional da Ciência. A data comemorativa foi criada pelo Congresso Nacional para promover e destacar o trabalho desenvolvido pelos cientistas brasileiros. Esse espírito de valorização do saber científico e da produção de conhecimento é um dos valores professados pela Universidade Brasil.
Ao longo de sua história, a instituição promove e incentiva o trabalho de pesquisadores e do corpo docente, visando a estabelecer um estreito diálogo com a comunidade acadêmica e científica.
Pesquisadores e alunos de Iniciação Científica da UB apresentam seus trabalhos científicos não só em eventos nacionais, mas também em congressos e reuniões científicas no exterior. Dentre inúmeros trabalhos apresentados, destaca-se os apresentados no Congresso Internacional de Imunologia (International Union of Immunology Societies), realizado em outubro de 2019, em Pequim, na China, com a participação do prof. dr. Rodolfo de Paula Vieira, docente e pesquisador do programa de mestrado em Bioengenharia, da Universidade Brasil.
O docente apresentou três trabalhos de pesquisa durante o congresso, intitulados: “Efeitos do treinamento resistido de alta intensidade (HIRT) nas respostas pulmonares funcionais e imunológicas em idosos com síndrome metabólica “; “O treinamento de resistência tradicional melhora as respostas pulmonares funcionais e imunológicas em idosos com síndrome metabólica “; e “A oscilometria de impulso diferencia os pulmões de idosos com e sem síndrome metabólica: uma abordagem funcional e imunológica”.
Destacam-se também os trabalhos realizados pelos alunos André Marques de Oliveira e José Aparecido Jorge Junior, sob orientação do Doutor em Agronomia e professor titular da UB, Luiz Sergio Vanzela. São eles, respectivamente, “Central de Monitoramento Climático – OPWeather” e “Sonda Multiparâmetro Dinâmica de Qualidade de Água” – ambos patenteados.
A UB tem como premissa institucional promover congressos e apoiar a publicação de artigos científicos em revistas de impacto. Os acadêmicos da Universidade, tanto da graduação quanto da pós-graduação, produzem conhecimento, inovação, incentivados também pelo sólido programa de Iniciação Científica da UB.
A Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa vem apoiando institucionalmente todas as ações pertinentes a estimular alunos e pesquisadores a desenvolver pesquisa de ponta e gerar conhecimento em prol da sociedade.
Inscrições abertas
As inscrições para o processo seletivo de Iniciação Científica da Universidade Brasil foram prorrogadas até o dia 10 de julho. Os editais estão disponíveis no site do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Brasil: https://universidadebrasil.edu.br/portal/pg.php?pg=iniciacao-cientifica
Eles seguem as chamadas do CNPq no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Legenda/Créditos: Divulgação
Compartilhe essa notícia