Professores do Mestrado em Ciências Ambientais da UB participam de livro
Compartilhe essa notícia
A Editora da Associação dos Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP) acaba de lançar o e-book Impactos Ambientais no Território Brasileiro, organizado por Juliana Heloisa Pinê Américo-Pinheiro e Ricardo Miranda dos Santos e do qual participam com destaque numerosos docentes da Universidade Brasil (UB), tanto da graduação quanto do Mestrado em Ciências Ambientais. Trata-se de um compêndio composto de nove capítulos que aborda, à luz de diferentes áreas do conhecimento, a questão dos impactos ambientais.
Tendo em vista que os impactos ambientais são alterações físicas, químicas, biológicas e sociais de algum componente do meio ambiente provocadas pela ação humana e, frequentemente, ocasionando resultados muito adversos, torna-se óbvia a relevância de uma que obra cuja finalidade consiste em refletir sobre a origem, o significado, a previsão, o controle e as formas de evitar fenômenos que possam provocar impactos no meio ambiente.
Juliana Heloisa Pinê Américo-Pinheiro, uma das responsáveis pela organização do livro e professora do Mestrado da UB, salientou que a obra teve a preocupação de abarcar estudos sobre várias dimensões do meio ambiente, sendo o mais panorâmica possível. “Cremos que nada ou quase nada ficou de fora do livro. Estão aí os aspectos das águas, dos resíduos sólidos, da saúde humana e animal, dos agrotóxicos, do agronegócio, das queimadas e incêndios e até da comunicação social”, declarou a professora.
Já o professor Luiz Sérgio Vanzela, Coordenador do Curso de Mestrado em Ciências Ambientais da UB, destacou que o livro conseguiu evidenciar as formas pelas quais os impactos ambientais acarretam consequências preocupantes em outras esferas além da ambiental propriamente dita, como a econômica, a social, a cultural e a da saúde, colocando em xeque seriamente os projetos de sustentabilidade.
O livro está disponível integralmente para download gratuito na livraria virtual da ANAP, acessando aqui.

Legenda/Créditos: Divulgação
Compartilhe essa notícia