Professora da Universidade Brasil participa de evento da Fiocruz
Compartilhe essa notícia
A Dra. Danila Frias, professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil e Responsável Técnica da Saúde Única da Secretaria Estadual do Mato Grosso do Sul, participou, a convite da Fiocruz, do evento “Vigilância participativa – caminhos para a saúde única no Pantanal e Fronteira Oeste do Brasil”.
Trata-se de um evento de encerramento do projeto “Saúde Única no Pantanal: Participação da Sociedade na vigilância de emergência de zoonoses como efeito pós-incêndios no território e formação de estratégias integradas de prevenção e controle”. O evento foi realizado em 25 de abril na cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, de forma presencial.
O projeto integra o Programa “INOVA Fiocruz – Territórios Saudáveis e Sustentáveis”, realizado nos últimos 2 anos, e coordenado pela Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre da Fiocruz do Rio de Janeiro, em parceria com a Fiocruz do Mato Grosso do Sul, da Embrapa Pantanal, da Universidade do Estado do Mato Grosso, da Universidade Federal de Viçosa e do SESC Pantanal.
Ao longo do encontro, realizaram-se dois painéis com o objetivo de conhecer e divulgar as várias perspectivas da implantação dos preceitos da Saúde Única e sua integração entre os diversos setores no âmbito nacional, regional e fronteiriço. O objetivo é avançar na elaboração de subsídios que possam apoiar iniciativas regionais, bem como a construção de um documento orientador para caminhos para a Saúde Única no Pantanal.
A participação da Dra. Danila Frias se deu por meio da palestra cujo título foi: Saúde Humana: Como integrar governança, ações e serviços para uma Saúde Única no Mato Grosso do Sul . Na opinião da professora, o evento foi coroado de sucesso na medida em que, entre outros motivos, significou um passo significativo para a integração das diversas visões do futuro para saúde e para saúde única na região.
Convém salientar que a atuação da professora Danila Frias no evento está integrada a seus trabalhos e pesquisas em âmbito nacional sobre Saúde Única, temática que vem sendo discutida nos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Brasil, principalmente por meio da LASU – Liga Acadêmica de Saúde Única – One Health, da qual a docente é Presidente.

Legenda/Créditos: Divulgação
Compartilhe essa notícia