Voltar para ub.edu.br |

Professor de Medicina da UB é destaque em reportagem da Globo com programa que inclui alunos do curso

Compartilhe essa notícia

O médico infectologista e professor do curso de Medicina da Universidade Brasil em Fernandópolis, Dr. Márcio Gaggini, foi destaque em uma reportagem feita pela rede Globo, que aborda os resultados de um programa do qual também participam alunos da universidade.

Ele comenta sobre o fato de Fernandópolis ser a segunda cidade do estado de São Paulo com mais casos de hanseníase em 2023. Foram registradas 120 novas ocorrências no município.

De acordo com o professor, que é também membro da Sociedade Brasileira de Hansenologia e atua no Cadip (Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias), o aumento de casos é fruto de um diagnóstico mais preciso.

“Nós adotamos desde 2022 uma campanha de treinamento de todas as unidades de saúde para uma melhora do diagnóstico. Isso acabou um grande aumento no número de casos, que não estavam sendo diagnosticados”, afirmou.

Alunos de Medicina da UB também participaram desse processo de busca ativa de pacientes. Juntamente com profissionais de saúde, os estudantes que fazem campo de estágio na área básica e do internato ajudaram o Cadip no levantamento.

A hanseníase é uma doença infecciosa sistêmica causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Ela é transmitida por via respiratória e pelo contato próximo com pessoas infectadas. A doença primeiro costuma causar um comprometimento neurológico dos nervos periféricos, ou seja, o paciente perde a sensibilidade em algumas regiões, apresenta câimbras, formigamentos ou diminuição da força. Depois aparecem manifestações na pele, que podem incluir manchas com perda da sensibilidade, nódulos e deformidades.

Clique aqui para ver a reportagem completa em que o professor é destaque.

Legenda/Créditos: Divulgação

Compartilhe essa notícia