Professor da UB recebe certificação internacional concedida a somente outros dois brasileiros
Compartilhe essa notícia
O Professor Doutor Evandro Roberto Tagliaferro, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil (UB), Campus Fernandópolis – SP, tornou-se um dos três brasileiros no mundo a receber o Certificado de Gerente Internacional de Resíduos da ISWA (International Solid Waste Association), o mais elevado grau de certificação da qualificação profissional em resíduos, concedido pelo International Waste Manager (IWM) Professional Certification Programme ISWA.
Ele ressalta a importância do reconhecimento. “Além de coroar uma batalha de décadas pela gestão sustentável dos resíduos, nos dá ainda mais fôlego para continuar a pesquisa e o desenvolvimento de estudos, sistemas, tecnologias e operações que possibilitem um melhor aproveitamento dos resíduos, colaborando para a preservação dos recursos naturais, continuidade dos sistemas produtivos e melhorias na qualidade de vida da população”, diz.
A ISWA é uma organização internacional, sediada em Rotterdam, na Holanda, considerada a maior organização mundial quanto ao tema resíduos. É reconhecida como Instituição Líder, composta por uma rede internacional de profissionais e especialistas espalhados por todo o planeta. Tem por missão promover e desenvolver a gestão sustentável e profissional dos resíduos e a transição para uma economia circular.
Seu Programa Internacional de Certificação pauta suas ações por meio de avaliações com base na formação acadêmica, conhecimento e experiência teórica e prática profissional, passando pela verificação documental, análise curricular, comprovação de experiência, avaliação de relatório técnico específico e entrevista internacional com equipe de especialistas. Estas ações possibilitam ao programa classificar a certificação em quatro categorias distintas, diante de requisitos específicos, definidos a cada uma delas: nível técnico, intermediário, avançado e internacional (nível máximo).
O professor Evandro R. Tagliaferro superou todos os requisitos com louvor, obtendo a Certificação em nível máximo “Internacional”, passando, assim, a integrar um seleto grupo de apenas 49 profissionais em todo o mundo a possuírem tal título, por terem demonstrado conhecimento, compreensão, competência e engajamento na gestão sustentável de resíduos.
Ainda segundo o docente, a certificação é importante também “por trazer à público uma discussão pautada na relação direta dos resíduos para com a economia circular, tão necessária à sustentabilidade econômica, social e ambiental”.

Legenda/Créditos: Divulgação
Compartilhe essa notícia