Pró-Reitor publica artigo sobre Covid-19 em revista especializada
Compartilhe essa notícia
A edição de junho da prestigiada revista Pronúcleo, da Associação Brasileira de Embriologistas em Medicina Reprodutiva, traz um artigo do Pró-Reitor de Pós-graduação da Universidade Brasil, professor Marco Antonio Zonta. O texto trata da pandemia decorrente da Covid-19, que afeta o mundo inteiro, com consequências ainda incertas.
Graduado em Biomedicina, Mestre em Análises Clínicas/Citopatologia e Pós- Doutorado em Infectologia, o professor discorre sobre a fisiopatologia do vírus. Amparado em dados científicos de pesquisa e na observação do comportamento do vírus até o momento, Zonta analisa a relação entre o tempo de exposição ao vírus e a ocorrência da doença.
“A janela imunológica e a produção de anticorpos ainda é um enorme desafio para o diagnóstico e acompanhamento da doença, decorrentes do longo período de incubação e progressão dos sintomas”, escreve.
De acordo com o professor, em tempos de pandemia mundial toda a informação se faz necessária para orientar a população. A UB tem atuado de forma intensiva na orientação de seus colaboradores e toda a comunidade acadêmica, no sentido de prover informações assertivas quanto aos riscos de contágio da doença, bem como os fenômenos clínicos que acometem as pessoas.
“A dinâmica e a fisiopatologia da doença vêm sendo estudadas por pesquisadores em todo o mundo, com o objetivo de melhorar o diagnóstico clínico-laboratorial e a produção de uma vacina eficaz no combate à infecção viral. Os pesquisadores da UB fazem parte dessa legião de profissionais e cientistas empenhados nessa empreitada no combate à Covid-19”, explica.
O artigo integra um panorama publicado pela revista, com textos de vários autores, propondo uma abordagem multiprofissional da Covid-19. Clique aqui para acessar o conteúdo da publicação na íntegra.

Legenda/Créditos: Divulgação
Compartilhe essa notícia