Voltar para ub.edu.br |

Presidente da UB visita centros de assistência a condenados e prevê convênio para educar recuperandos

Compartilhe essa notícia

Nesta quarta-feira (10), o Presidente do Conselho Deliberativo da Mantenedora da Universidade Brasil, José Fernando Pinto da Costa, visitou as unidades da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e da Apac Feminina, localizada no Bairro Gameleira, na capital mineira. 

Ele esteve acompanhado do presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM) e ex-presidente do TJMG e da Amagis, desembargador Nelson Missias de Morais, da coordenadora da ENM, Marcela Bocayuva, e da Diretora de Extensão da Universidade, Erica Maldonado.

A visita teve como objetivo conhecer o método Apac, que possui uma tradição social com diversos projetos de cunho humanista em todo o país visando a recuperação de pessoas. Com o auxílio da ENM, o intuito é replicar esse conhecimento para outros estados, promovendo a humanização de prisões, para evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para a recuperação dos condenados inseridos no sistema prisional.

Durante as visitas, o presidente da Universidade Brasil anunciou que firmará convênio com o objetivo de levar a universidade para dentro das Apacs.  Ele destacou a importância que a educação tem na ressocialização e reintegração das pessoas à sociedade.

“Fiquei impressionado com a vontade das pessoas em se recuperar e vencer na vida. Levo de Minas Gerais para São Paulo uma imagem muito positiva e quero parabenizar a todos os envolvidos nessa metodologia, principalmente o desembargador Nelson Missias, que nos trouxe para conhecer esse grande projeto”, disse.

A comitiva percorreu as instalações das Apacs e conheceu o trabalho realizado pelos recuperandos nos locais, que contam com oficinas, salas de aula, biblioteca, laborterapia, costura e marcenaria, cursos profissionalizantes e galerias para exposição de artesanatos e produtos produzidos por eles.

Em Betim, a comitiva foi recebida pela presidente da unidade, Renata de Bessa Rachid Diniz, pelo diretor do Centro Internacional de Estudos do Método APAC (CIEMA), Valdeci Ferreira, pelo prefeito de Betim, Vitorio Medioli e por funcionários, colaboradores e recuperandos da unidade.

Em Belo Horizonte, as autoridades foram recebidas pela presidente da Apac feminina, Geralda Cupertino, e pela diretora-geral da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac), Tatiana Faria, que agradeceram a visita e reforçaram a importância do papel do Judiciário no sucesso das Apacs.

Legenda/Créditos: Divulgação

Compartilhe essa notícia