Mestrado em Ciências Ambientais da UB realiza Simpósio de Integração
Compartilhe essa notícia
Nos dias 19 e 20 de outubro, os professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil participaram do I Simpósio de Integração do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (SICOD), no campus da UB, em Fernandópolis. O evento foi organizado pelo Coordenador do Curso, Prof. Dr. Luiz Sérgio Vanzela, e contou com a presença dos docentes permanentes e colaboradores do Programa.
O objetivo principal do encontro foi integrar os professores do Mestrado, que puderam conhecer mais sistematicamente as atividades acadêmicas dos colegas no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, como parte do processo de autoavaliação do programa.
Segundo Vanzela, ações dessa natureza “facilitam e fomentam a avaliação conjunta das atividades, bem como a elaboração de metas com vistas a melhorar o curso no aspecto global”. O Coordenador acrescentou, ainda, que o evento se insere no processo obrigatório de autoavaliação do curso, conforme exigência da Capes em relação aos programas de pós-graduação stricto-sensu.
No primeiro dia da reunião, os docentes expuseram o conteúdo programático e a metodologia das disciplinas obrigatórias e eletivas por eles ministradas. A impressão geral é que o curso vem cumprindo a contento sua modalidade interdisciplinar. De acordo com João A. Campato Jr., professor titular do Mestrado em Ciências Ambientais, “os professores com suas respectivas disciplinas estão alcançando estabelecer entre si um proveitoso diálogo de conceitos e de ações, o que é percebido e valorizado, igualmente, pelos alunos”.
Os projetos foram a tônica dos debates do segundo dia do Simpósio. Nesse sentido, os docentes tiveram a oportunidade de divulgar aos pares seus antigos, atuais e futuros projetos de pesquisa, extensão e inovação, tanto no plano interno da Universidade Brasil quanto no plano externo, incluindo as importantes ações de cooperação com universidades e institutos internacionais.
“O mais relevante disso tudo é que a reflexão decorrente do I SICOD se transformará num documento que muito auxiliará na elaboração do Planejamento Estratégico do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais”, acrescentou o professor Vanzela.

Legenda/Créditos: Divulgação
Compartilhe essa notícia