Internato da Universidade Brasil ajuda a zerar filas em unidade do SUS de Sorocaba
Compartilhe essa notícia
Com a ajuda dos alunos do Internato de Medicina da Universidade Brasil, sob gestão do Instituto Moriah e parceria com a Prefeitura de Sorocaba, foram zeradas as filas de atendimento à população usuária do SUS que busca ajuda na Unidade de Saúde São Bento para as especialidades de Pediatria e Ginecologia.
A ação contou com a presença de 63 alunos, distribuídos conforme cronograma de rotação das especialidades, no período de 08/03/2022 a 07/04/2022. Foram realizados 145 atendimentos na especialidade de Pediatria e 80 na área de Ginecologia. O resultado foi o fim da demanda reprimida, já que ambas as áreas possuem grande demanda de cuidados preventivos.
A ação alcançou, portanto, uma média de 15 atendimentos por dia em cada especialidade, distribuídos para grupos com aproximadamente seis alunos para cada dia.
As consultas foram realizadas com a infraestrutura da Unidade Clínica Universitária Móvel – ônibus equipado com dois consultórios para atendimento clínico, oferecido pelo Instituto Moriah e pela Universidade Brasil.
Os atendimentos foram feitos pelos alunos do 5° e 6° ano de Medicina, sempre com o acompanhamento do preceptor responsável pela especialidade. Todas as tratativas eram discutidas pelo grupo para melhor direcionamento da conduta a ser seguida e acompanhamento dos casos.
A ação foi desenvolvida com o objetivo de oferecer atendimento especializado, contribuir com a redução da fila de espera dessas especialidades, oferecer apoio às especialidades que já estão trabalhando na unidade ampliando o número de vagas para agendamento de consultas e contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos alunos do internato de Medicina.
O internato corresponde ao período dos últimos anos do curso de graduação em Medicina, no qual o aluno passa por estágio prático nas unidades hospitalares, acompanhando a rotina das disciplinas na medicina. Durante este período, o estudante fica sob a supervisão direta de médicos e outros profissionais.

Legenda/Créditos: Divulgação
Compartilhe essa notícia