Filme sobre indígena formado na UB ganha destaque na imprensa
Compartilhe essa notícia
O filme Documentário “Xingu o Sentido da Superação”, que conta a história de Diogo Arautara Yamanari, o primeiro aluno formado no Projeto de Educação Indígena da Universidade Brasil, está recebendo atenção do público e crítica.
Uma produção Moguis Filmes, criado e dirigido por Guilherme Miguelão e com produção executiva de Milene Miguelão, a película recebeu apoio da Universidade Brasil.
O filme narra a trajetória de superação de Diogo, natural da aldeia Morená, que se formou em Odontologia no campus de Fernandópolis e retornou ao Xingu para cuidar do seu povo. O assunto tem chamado a atenção da imprensa, como nesta reportagem do Portal G1.
A Universidade Brasil desenvolveu um projeto de inclusão social para os indígenas de várias tribos do Xingu ofertando bolsa de estudos integral, além de uma ajuda de custo. Além de Diogo, formado em Odontologia, outros quatro alunos indígenas estão cursando Medicina, com previsão de conclusão em 2026.
A iniciativa visa também levar serviços de qualidade à região, onde há uma escassez de profissionais para atenderem os milhares de indígenas que moram lá, principalmente na área da Saúde.
Legenda/Créditos: Divulgação
Compartilhe essa notícia