Equipe da Pós-Graduação da Universidade Brasil recebe prêmio de Inovação em Engenharia Biomédica para o SUS
Compartilhe essa notícia
O Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia da Universidade Brasil mais uma vez teve destaque em uma premiação importante. A egressa Glaucya Markus e os docentes Profa. Dra. Alessandra Baptista e Prof. Dr. Daniel Souza Ferreira Magalhães receberam o Prêmio SBEB-Boston Scientific de Inovação em Engenharia Biomédica para o SUS 2021.
O projeto premiado se chama “Desenvolvimento e avaliação de software para acompanhamento e gestantes com sífilis”. O objetivo do estudo foi desenvolver e avaliar um aplicativo móvel com a finalidade de facilitar o acompanhamento de gestantes com sífilis durante o pré-natal até o pós-parto.
“Ganhar o prêmio significou trazer reconhecimento e visibilidade, com impacto nacional e internacional, do quanto podemos trazer benefícios diretos para a sociedade com os trabalhos realizados com nossos alunos do mestrado profissional em Bioengenharia da Universidade Brasil”, declarou a Profa. Dra. Alessandra.
O app Gestisífilis permite obter dados do tratamento da gestante, incluindo os referentes aos exames realizados, estágio clínico da doença, esquema terapêutico, rastreamento do exame VDRL durante os nove meses gestacionais, por meio da geração de relatórios que podem ser acessados e enviados via e-mail.
O app foi instalado em 23 smartphones com o sistema Android, de diferentes enfermeiros, para avaliação da compatibilidade do sistema, e para avaliar a sua funcionalidade. O perfil e o grau de satisfação do usuário foram aferidos por meio de um questionário, que foi aplicado pela plataforma Google Form.
Por conta da pandemia, a cerimônia de premiação foi realizada de forma virtual no último dia 25/11 e está disponível clicando aqui.

Legenda/Créditos: Divulgação
Compartilhe essa notícia