Comunicado UB: internato em Fernandópolis
Compartilhe essa notícia
Atenta às demandas dos alunos e da população local, a Universidade Brasil informa que está redimensionando o tamanho, demanda local do Campo de Estágio de Internato em Fernandópolis (SP). Os novos parâmetros serão adequados para melhor atender os estudantes, o município e região, assim como as atuais Diretrizes Nacionais Curriculares do curso de medicina, estabelecidas em 2014.
Os atendimentos à população, em parceria da Universidade Brasil com a Prefeitura do município de Fernandopolis, estão garantidos independentemente da manutenção, diminuição ou encerramento da oferta do Ciclo de Internato no município de Fernandopolis.
É importante lembrar que, do total de alunos no curso de Medicina da Universidade Brasil, 70% residem em Fernandopolis e região, e estão distribuídos do primeiro ao oitavo semestre do curso (Ciclo Básico e Clínico), cursando disciplinas com atividades práticas supervisionadas por nossos docentes na rede pública de saúde, o que já representa um número altamente expressivo de atendimentos na cidade e garante o amplo serviço à população.
Os 30% remanescentes, distribuídos do nono ao décimo segundo semestre do curso (Ciclo de Internato), estão em sete municípios no estado de São Paulo, dimensionados nas proporções adequadas à demanda e ao número de leitos locais.
No campo de internato de Fernandópolis, temos apenas 93 estudantes no Ciclo de Internato (nono semestre), que concluirão, conforme planejado, o 5º ano do curso (décimo semestre) em Fernandópolis no segundo semestre de 2023, de acordo com o calendário acadêmico anual.
Além disso, a UB está em constante busca para aprimorar o atendimento, seguindo as premissas estabelecidas na Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes do curso, que preconiza o contato entre a população e o estudante de medicina desde os primeiros semestres do curso, por meio das disciplinas teóricas/práticas.
Para tal, a Universidade está trabalhando na implementação de uma nova matriz do curso, que priorizará o aumento das atividades práticas, principalmente nos equipamentos de saúde locais.
Reforçamos nosso compromisso com a cidade de Fernandópolis e região, e a nossa vocação para formar profissionais preparados para atuar nas diferentes realidades de todo o Brasil. Nosso planejamento prevê ainda a construção de um hospital escola dentro do campus, um centro de simulação avançada em saúde e o pedido de ampliação de vagas no curso de Medicina de Fernandópolis, o que certamente gerará impactos positivos na economia e no atendimento dos equipamentos de saúde de toda a região.

Legenda/Créditos: Divulgação
Compartilhe essa notícia