Voltar para ub.edu.br |

Comissão de Ética no Uso de Animais da UB é aprovada em credenciamento do CONCEA/MCT

Compartilhe essa notícia

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Brasil  está credenciada ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), órgão integrante do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) – Governo Federal do Brasil. A composição, instalação e o funcionamento da CEUA estão dispostos na Lei n. 11.794, de 8 de outubro de 2008.

Sendo assim, compete à CEUA examinar e emitir pareceres dos projetos relacionados ao ensino e pesquisa científica com animais. Além disso, cumprir e fazer cumprir o disposto na Lei n.º 11.794, de 8 de outubro de 2008, e demais normas aplicáveis e nas Resoluções Normativas do CONCEA.

A CEUA/UNIB visa avaliar os protocolos de experimentação que envolva o uso de animais no âmbito da Universidade Brasil do Campus de Fernandópolis, Descalvado e São Paulo.

Segundo o Coordenador do CEUA/UB, Prof. Dr. Cleber Fernando Menegasso Mansano, a avaliação do uso de animais na experimentação por uma CEUA garante que a utilização de animais seja justificada, levando em consideração os benefícios e os potenciais efeitos sobre o bem-estar dos mesmos. 

Entenda

A CEUA-UB é integrada por representantes dos cursos do Stricto Sensu e Graduação. É uma Comissão ligada à Pró-Reitoria do Stricto Sensu com regimento próprio.  
  
Todos os projetos de pesquisa e planos de aulas práticas envolvendo a utilização de animais (filo Chordata, subfilo Vertebrata), no âmbito da UB, devem ser submetidos à análise pela CEUA, e só podem ser executados mediante sua prévia aprovação.

Legenda/Créditos: Divulgação

Compartilhe essa notícia