Voltar para ub.edu.br |

Alunos de Medicina da UB participam de ação de saúde pública em Descalvado

Compartilhe essa notícia

Nesta semana, alunos de Medicina da Universidade Brasil participaram de uma ação no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) de Descalvado – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – em parceria com a Vigilância Epidemiológica (Secretaria Municipal de Saúde) na aplicação de testes rápidos de detecção de hepatite B e C, HIV e sífilis. A ação é direcionada aos moradores de rua usuários da unidade social.

A ação contou com a atuação dos 12 alunos do Curso de Medicina da Universidade Brasil, sob a supervisão do médico preceptor (docente-clínico), Dr. José Felipe Otaviano, como parte de aprendizado do módulo de Saúde Coletiva. Tudo acompanhado pela secretária da Assistência Social, Maria do Carmo M. Reschini.

Segundo o site do município, a cada seis meses a unidade do CREAS realiza a ação para a detecção de infecções silenciosas que podem acometer a população de rua, bem como conscientizar sobre as hepatites virais que prejudicam o funcionamento do fígado e, quando não tratadas, podem lesionar consideravelmente este órgão, além de algumas doenças sexualmente transmissíveis: HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e sífilis.

Em alguns intervalos do ano, também são realizados os testes para tuberculose devido a incidência de casos no município, pois os moradores de rua estão expostos de forma direta ao frio, ao calor e à vivência em lugares insalubres.

O usuário que tiver teste positivo para alguma dessas doenças é encaminhado para uma unidade de saúde, para atendimento médico e tratamento, com acompanhamento dos profissionais do CREAS. Casos de urgência e emergência são direcionados ao atendimento do Pronto Socorro.

Compartilhe essa notícia