Aluna do mestrado da UB desenvolve cartilha sobre água e agrotóxicos
Compartilhe essa notícia
Lívia Moreira da Silva, do Curso de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil (UB) de Fernandópolis, desenvolveu uma cartilha informativa, ilustrada e lúdica chamada “A Menina Água e os Agrotóxicos”. Originada de sua Dissertação de Mestrado, a obra mostra a água transformando-se na personagem de uma menina simpática e inteligente, cujo objetivo consiste em ensinar o quanto a água é essencial para a vida de todos, sendo o agrotóxico seu principal vilão.
Livia ressaltou que sua preocupação foi elaborar uma obra didática, mas sem cair no discurso excessivamente professoral ou pedante. “O livro traz ensinamentos, informações ambientais e científicas. Explica, por exemplo, a composição química da água, seu ciclo na natureza e o perigo que lhe representa a ação dos agrotóxicos. Tudo isso entremeado por jogos e brincadeiras divertidos”, ponderou Lívia, que também é professora dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Universidade Brasil.
A pesquisa de Mestrado foi orientada pela Profa. Dra Juliana Heloisa Pinê Américo Pinheiro. De acordo com a professora Juliana, “quando os trabalhos de pesquisa e de redação da dissertação da Lívia foram finalizados, percebi que as informações reunidas deveriam ser veiculadas para o maior número possível de pessoas, daí a ideia de publicar a cartilha e torná-la uma leitura acessível a todos, sobretudo ao público infantojuvenil”.
“A Menina Água e os Agrotóxicos”, que, igualmente, recebeu contribuições do Prof. Dr. Cleber Menegasso e do Prof. Dr. João Campato Jr., foi editada, publicada e distribuída no formato digital pela Editora da ANAP, da cidade de Tupã-SP. A cartilha pode ser obtida gratuitamente na livraria da Editora pelo seguinte endereço: https://www.estantedaanap.org/bookstore. Uma menção toda especial cabe a Geovanna Bergamasco do Nascimento, responsável pelas belíssimas ilustrações da cartilha.
Legenda/Créditos: Divulgação
Compartilhe essa notícia