Voltar para ub.edu.br |

Diretoria e professores da UB participam de congresso médico e expõem trabalhos de alunos

Compartilhe essa notícia

Entre os dias cinco e oito de outubro, docentes do curso de Medicina da Universidade Brasil, acompanhados da reitora Bárbara Izabela Costa e do Pró-reitor de Graduação, Eduardo Batman Jr, estiveram presentes no 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), em Fortaleza, onde foram expostos trabalhos de alunos da UB.

O evento, realizado pela Associação Brasileira de Educação Médica, contou com palestras e painéis de diversos profissionais de instituições de ensino e médicas de todo o país, sob o lema “Integração ensino-serviço-gestão e comunidade para transformar a saúde”, que norteou o congresso.

Ao todo, onze trabalhos de discentes da UB foram expostos no congresso (leia abaixo todos os títulos). Os resumos dos trabalhos científicos foram submetidos à avaliação da comissão técnica do evento e posteriormente aprovados. 

Os professores da UB que acompanharam o evento foram André Lozano (Mercado de Trabalho e Políticas e Organização do Sistema de Saúde), José Martins (Integração Ensino Comunidade e Políticas e Organização do Sistema de Saúde) e Luciana Simonato (Patologia Médica e Bases das Doenças). 

Bastante tradicional, o COBEM acontece anualmente desde 1963, com foco acadêmico voltado à discussão e à atualização da comunidade sobre o ensino das Ciências Médicas.

Trabalhos expostos pelos alunos da UB: 
-A construção do currículo lattes durante o curso de graduação em Medicina: uma experiência prática; 
-Relato de experiência: importância da educação interprofissional na liga acadêmica de saúde única do curso de Medicina do noroeste paulista;
-Simulação realística em segurança do paciente;
-Aula prática de imunização num curso de Medicina do noroeste paulista;
-Projeto de extensão universitária: visita domiciliária como estratégia para o aumento da cobertura de exame colcitopológico do colo uterino;
-Contexto do contrato organizativo de ação pública de ensino-saúde e responsabilidade social de uma universidade;
-Relato de experiência de um ano de atividade do núcleo de pesquisa e extensão médica de uma universidade do noroeste paulista;
-Decifrando os mistérios do sangue: relato de experiência de uma extensão universitária sobre a importância da tipagem sanguínea e doação de sangue;
-Aplicação de conhecimentos sobre campimetria ocular em atividade de extensão universitária;
-A importância da monitoria no processo de ensino e aprendizagem: um relato das estratégias na graduação de Medicina;
-Monitoria em histologia como ferramenta de apoio pedagógico no primeiro semestre do curso de Medicina.

Créditos: Divulgação

Compartilhe essa notícia