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Universidade Brasil divulga Relatório de Autoavaliação Institucional 2021, realizado pela CPA

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A Universidade Brasil torna público o resultado do trabalho realizado no último ano pela CPA (Comissão Própria de Avaliação), por meio da divulgação do Relatório de Autoavaliação Institucional 2021

A CPA é formada por alunos, professores, colaboradores da Universidade Brasil, além de representantes da sociedade civil que atuam na coleta, diagnóstico e apresentação dos resultados da autoavaliação institucional com a finalidade de garantir a melhoria contínua da qualidade do ensino. 

Ela é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e é responsável pela condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O objetivo é promover melhorias para os cursos e, de modo geral, para a Instituição.

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, o trabalho teve uma boa adesão da comunidade acadêmica: 33,2% dos discentes do presencial, 29.4% dos discentes do EAD, 82,8% dos docentes, 100% dos coordenadores, 68,8% dos colaboradores funcionários e 125 egressos participaram da autoavaliação e responderam aos questionários.

Analisando todos os eixos e dimensões da pesquisa, concluiu-se que o resultado geral foi considerado satisfatório, pois a maioria das questões apresentou resultados positivos, ou seja, apresentaram análise final do tipo “Ponto Forte” ou “Adequado”. Mesmo analisando cada eixo e dimensão separadamente, a maioria delas obteve um balanço positivo.

Considerando somente as questões que apresentaram resultados negativos, a maioria delas foi do tipo “oportunidade de melhoria” e a minoria foi do tipo “ação corretiva / fragilidade”. Das 320 análises feitas, 40,6% indicaram pontos fortes e 46,3% indicaram pontos adequados, somando no total 86,9% das análises com resultados satisfatórios. 

Foram detectadas 9,7% de oportunidades de melhoria e somente 3,4% de fragilidades, somando 13,1% de análises que requerem ações preventivas e corretivas, respectivamente. Nota-se que a maioria das oportunidades de melhoria e fragilidades foram apontadas pelos discentes do presencial, seguidos dos discentes do EAD e dos colaboradores. Os coordenadores apontaram somente 3 oportunidades de melhoria e nenhuma fragilidade. No caso das 284 respostas dos docentes, os resultados não apontaram nenhuma questão negativa.

Os resultados demonstram que a instituição está conseguindo atingir seus objetivos e metas propostos no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e está atendendo de forma geral as expectativas dos discentes, docentes, coordenadores e funcionários.

Legenda/Créditos: Divulgação

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