Professor da UB analisa resultados da COP28: Quais as conclusões e resultados?
Compartilhe essa notícia
O professor doutor Luiz Sergio Vanzela, coordenador da pós-graduação em Ciências Ambientais (Stricto Sensu) da UB, resumiu os principais desdobramentos da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. O evento aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, e trouxe importantes debates sobre soluções de combate à crise climática mundial:
“Na COP21 de Paris em 2015, promovido pela Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Clima/UNFCCC, houve um consenso mundial em limitar o aquecimento global a 1,5°C até 2050, em comparação com os níveis pré-industriais. Dessa forma, nas COPs subsequentes, foram realizadas diversas tentativas de promover acordos multilaterais que resultassem em ações até 2030, para conter as mudanças climáticas. Entretanto, mesmo com as várias COPs, nada efetivo foi realizado até o momento visando atingir essa meta.
Na COP 28, a discussão principal foi a transição energética principalmente focada na redução das emissões pelo setor de transporte, que representa de 23% das emissões globais dos gases de efeito estufa. E embora a conferência tenha aprovado pela primeira vez um roteiro para a transição dos combustíveis fósseis, o resultado é que o acordo ainda não atende a necessidade de eliminação progressiva do petróleo, carvão e gás.
Mas, embora os resultados não tenham sido os esperados para se efetivar os planos da COP21, houve outros avanços significativos, como a operacionalização do Fundo para Perdas e Danos, nos quais foram firmados o aporte de centenas de milhões de dólares para apoiar os países em desenvolvimento vulneráveis ao clima.
Além disso, cerca de 120 países apoiaram a Declaração sobre Clima e Saúde, que tem como objetivo agilizar as ações para proteger as pessoas dos crescentes impactos climáticos. Mais de 130 países assinaram a Declaração COP28 sobre Agricultura, Alimentação e Clima para a segurança alimentar e combate a mudanças climáticas. E 66 países se compromissaram a reduzir em 68% as emissões relacionadas ao setor de refrigeração (aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e sistemas de resfriamento industrial e comercial).
A próxima COP29 será no Azerbaijão e a COP30 em Belém do Pará no Brasil. Resta saber se ações mais contundentes em relação a transição energética serão realmente implementadas.”
Compartilhe essa notícia